sábado, 17 de maio de 2008

ESTRATÉGIAS PARA O JEC


Turma, segue a postagem para aplicarem suas estratégias para o time de nossa cidade o JEC.
Para isso, levem em consideração todo o conteúdo passado em sala de aula, avaliação de cenários, vertentes do marketing, avaliem também o comportamento dos moradores de nossa cidade, seus costumes e valores.

Bom trabalho a todos!

16 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho que o time do JEC deveria permitir que um representante dos sócios do clube participasse do jogo dando opiniões sobre a partida que estaria acontecendo no momento e esse representante deveria escutar opiniões dos torcedores,assim haveria uma participação de todos.
Liliane

Anônimo disse...

Primeiramente acredito que o JEC deveria mudar o foco na relaçao Clube X Associado.
E junto a essa mudança, preparar uma equipe com a intençao de fortalecer as relaçoes com o associado, objetivando a ratificaçao da marca e tendo assim no associado a propaganda da marca.

filipecabral@gmail.com disse...

Visando o crescimento do número de sócios do JEC e com isso também uma melhora em seu rendimento tanto financeiro quanto moral, segue abaixo algumas melhorias que poderiam ser aplicadas para levantar o animo do JEC e da sua torcida.

1º) Criar um cartão JEC TORCEDOR, com ele à pessoa se associa ao time pagando mensalmente uma taxa de R$30,00 e concorrendo a sorteios no mês. Somente pessoas que tiverem com o pagamento em dia poderão concorrer aos sorteios. Os prêmios do sorteio serão vistos mais abaixo.

2º) Criar cartão JEC MIRIM, para crianças entre a faixa etária de 6 a 14 anos e cobrar uma taxa de R$ 5,00 das mesmas. As crianças associadas ficarão em lugares privilegiados para assistirem aos jogos, sem ficar no meio do tumulto, com isso um pai associado vai levar seu filho mais tranqüilo para ver os jogos. Outra forma de agradar seria levar os jogadores até as crianças, para uma descontração com as mesmas.

3º) Criar o cartão JEC JUNIORES, para adolescentes entre 14 a 18 anos. Esses concorreriam aos mesmos prêmios que o cartão Jec Torcedor, mas com o diferencial de além dos prêmios já expostos também concorrer a cada jogo do JEC em casa a bola utilizada em campo. Para poder participar deverá ser paga uma taxa mensal de R$15,00.

Todos esses cartões visam à integração maior com o JEC e também a integração pai e filho, uma vez que o pai torce e leva o filho esse também criará um vinculo com o JEC e assim levando a tradição do time.

4º) Buscar convênios para que os associados ganhem descontos em diversos lugares de Joinville, como cinema, restaurante, farmácia, etc. Isso será um atrativo a mais para os sócios.

5º) Deixar de investir em produtos não atrativos aos sócios como a criação de um puff personalizado do JEC. Nem todos os sócios têm o mesmo poder aquisitivo para comprar um puff ou uma chuteira personalizada. Os produtos têm que ter o custo beneficio atraente aos olhos dos sócios.

6º) Atrair as mulheres para os jogos, criando alternativas para as mesmas como sorteio de camisas femininas do JEC.

7º) Como Joinville é uma cidade família sempre priorizar a segurança na Arena para que as pessoas se sintam seguras e confortáveis para levarem seus filhos e esposas aos jogos.

8º) Para associados criar um preço diferenciado no ingreço dos jogos, entre 30 a 40% de descontos, assim como nos uniformes do time.

9º) Criar um canal de ouvidoria direta entre os sócios com a diretoria do time, para a sugestão de melhorias, opiniões sobre os jogos, jogadores, etc. Isso fará com que o sócio se sinta livre para comentar o que achar necessário para o time.

Lista com os prêmios para os sócios com pagamento em dia seria a seguinte:

* - Sorteio de duas camisas dos jogadores que estavam em campo. O sócio sorteado que escolherá a camisa do jogador desejado.
* - Sortear antes de cada partida 1 sócio para assistir 1 jogo no camarote com direito a acompanhante.
* - Sortear por mês 1 sócios para ganhar desconto de 30 a 40% em lojas de material esportivo na cidade.

Esses seriam os prêmios iniciais para o JEC se erguer e conseguir aumentar seus números de associados. Quando já estiver estruturado, criar novos atrativos para os sócios.

Em relação ao canal de ouvidoria seria necessário a Diretoria de Marketing do JEC contratar alguém para ficar responsável por essa parte dando um atendimento de qualidade para os sócios. Poderia também ser contratada uma pessoa que cuidasse da parte de sorteios e da verificação dos sócios pagantes em dia. O Diretor ficaria com a parte de criar novas idéias e melhoria, além de ficar sempre observando se as tarefas atribuídas às outras pessoas estão sendo bem executadas.

Por fim, com isso acho que conseguiríamos levantar o animo do JEC e de seus torcedores, pois buscando a qualidade no relacionamento interpessoal conseguiremos sempre seguir em frente.

Anônimo disse...

Em primeiro lugar Futebol não tem haver com Política. Deveriam fazer mudanças na Diretoria do time e fazer com que o JEC seja independente e que a Diretoria faça o que deve ser feito e não o que o "Prefeito" exige;
2° Contratar bons jogadores e valorizar os juniores feitos no próprio clube... pois contratam jogadores que estão encerrando a carreia.
3° Valorizar mais os sócios fazendo com que os mesmos possam dar sua opinião (ativamente) quanto ao Clube/Jogadores.
4° Interação com Diretoria, Sócios, Jogadores e torcida.
5° Deixar a imprensa um pouco de lado e preocupar-se com o Futebol.

Anônimo disse...

Buscar um bom patrocínio para arrecadar fundos com o objetivo de recrutar novos jogadores. Com a melhora do desempenho do time, será vantajoso para o patrocinador investir em publicidade. Tornando o time mais visível com isso, beneficiará a comunidade com um todo.
Para manter o clube unido, o JEC deve ter um relacionamento qualitativo com seus sócios, fazendo com que eles tenham uma interação direta com o clube, principalmente ouvindo suas opiniões (melhorias nos jogos,em relação clube x sócio, no estádio etc).

Camila

Thiago A.COSTA disse...

“Joinville”, o time de Santa Catarina que tem a marca de 12 títulos estaduais, possui cerca de 3500 sócios torcedores que atuam de forma direta para manutenção do clube, que atualmente não tem recursos e não possui mais pretensões de títulos este ano. O apoio do torcedor é necessário como o próprio site do clube exclama “O Joinville precisa de forma urgente elevar o numero de sócios para que se chegue ao equilíbrio Financeiro”.

Sugestões de relacionamento com o Sócio torcedor.

1- Convidar os sócios torcedores que pagam suas mensalidades para manter para eventos dentro da cede do clube, para que os torcedores conheçam seus ídolos e criem um maior laço afetivo entre torcida e clube.
2- Após as partidas de futebol, fazer um sorteio ou um “Bolão” oferecendo a camisa dos destaques da partida, que vão poder ser eleitos no site do clube.
3- Os torcedores acompanhados de seus filhos, menores de 16 anos, terem entrada gratuita para garantir as futuras gerações de torcedores.
4- Fazer um site de opinião, como uma janela direta de opinião com o clube.
5- A cidade de Joinville possui um dos índices mais altos de IDH (Ìndice de Desenvolvimento Humano) do Estado e deve procurar nas industrias apoio e benefícios ao time.

Anônimo disse...

Bom, já que no site do JEC eles estão pedindo mais sócios para que o time tenha mais vantagens é que possam investir mais em jogadores, acredito que o clube tenha que fazer estratégias do tipo:
•Fazer sorteios de camisas;
•Fazer sorteios de ingressos;
•Deixar os torcedores informados sobre o uniforme, fazer com que eles possam ajudar na escolha e de opinar;
•Também fazer com que os pequenos, os futuros sócios, tenham algum beneficio;
•Deixar lugares especiais, de melhor ângulo para assistir ao jogo, os espaços nobres, fazer com que esses lugares sejam disputados por sorteios para os sócios;

Não sendo muito ligada em jogo de futebol, mas acredito que o JEC tenha que melhorar boas coisas, o time tem torcedores fieis, só que ainda são poucos, então o JEC precisa urgente de uma estratégia de marketing esportivo para melhorar seu desempenho e acredito que começando pelos sócios vai fazer uma grande diferença.

Att, KARINA

Anônimo disse...

Joinville possui uma população de 429.604 habitantes, é uma das cidades brasileiras que se destaca no turismo de negócios, devido à excelente infra-estrutura que tem para receber os mais variados tipos de reuniões, congressos e encontros.
O Joinville Esporte Clube é maior vencedor do futebol catarinense nos últimos 30 anos, vencendo 12 títulos estaduais e possui 3500 sócios. De acordo com população Joinvilense este número poderia ser maior.
Os benefícios mensionados no site são:
Conselheiro 2 Cadeiras no Nível 2 R$200,00
Sócio VIP 1 Cadeira no Nível 2 R$80,00
Sócio Tricolor Cadeira 1 Cadeira no Nível 1 R$60,00
Sócio Tricolor Geral Acesso à Arquibancada Descoberta.
-Talvez se o JEC Esporte Club participasse mais da mídia,com propagandas, divulgando a população, aumentaria o quadro de sócios.
-Dando aos seus associados mais benebífios gerando oportunidades de escolhas.
-Também dando mais atenção ao associado, ouvindo suas reclamações e fazendo melhorias.
Deve provar para o associado o quanto pode ser bom torcer.

Unknown disse...

.Acho que deve ser implantado um Sistema de Atendimento ao Torcedor, ouvindo assim suas críticas e sujestões, e com a coleta dos dados buscar a implantação dos mesmos. Ver o torcedor como um parceiro e não como investidor, criando um vínculo de amizade e prestígio, fazendo com que o torcedor sinta orgulho em vestir a camisa do seu clube.

Diego Carvalho disse...

O JEC tem 32 anos de história e já conquistou 12 títulos estaduais. O time encontra-se desestruturado, pois como jah era esperado, não há possibilidade de o JEC participar da série C este ano. Além disso, o Joinville está escasso em recursos finaceiros. O apoio dos cerca de 3.500 sócios torcedores ainda não consegue suprir as necessidades do clube, o site oficial do Joinville clama por novos sócios,são várias as estratégias de atraí-los,dentre elas:
* Em primeiro lugar a diretoria deve informar toda e qualquer modificação no clube, deve ser transparente e aberta a opniões dos sócios. As decisões podem ser tomadas através de votação no próprio site.
* Sorteio de camisas do JEC, ingressos para os jogos, bolas, chuteiras, e demais objetos relacionados.
*promover eventos visando a integração entre diretoria, sócios e jogadores.

Anônimo disse...

Primeiramente acredito que seria interessante mudar algumas coisas no conselho deliberativo.
Acho que envolver o prefeito da cidade diretamente com as decisões do time, não é
uma boa idéia em vista dos últimos acontecimentos.
Como vimos nos noticiários ele decide assim, do nada, querer comprar uma vaga
na série C. Convoca a diretoria quando ele quer para decidir o futuro do clube, o que será que
Ele quer? Aproveitar a baixa do presidente atual para garantir o futuro dele e dos que o apóiam depois que for sair da prefeitura? Será????

Acredito que este seja um dos pontos que precisam inicialmente ser mudados.

Poderíamos adotar boas estratégias para melhorias no Joinville Esporte Clube.
Seguem algumas melhorias que poderiam ser feitas:

1º - Buscar resgatar os antigos sócios que por algum motivo, não fazem mais parte do clube.
Mas isso não os comprando como o foi feito algumas vezes, pagando as mensalidades
atrasadas para que o mesmo volte a ser sócio. É necessário analisar os motivos pelo qual
estes torcedores deixaram de ser sócios e tentar buscar um atrativo para que os mesmos voltem.

2º - Reduzir o valor pago mensalmente pelos sócios.
Essa redução traria mais sócios para o clube, o que geraria mais popularidade,
mais lucros. Pois com mais torcedores (sócios), o lucro é maior, até a alto-estima
dos jogadores subiria, pois, com mais torcedores, os mesmos se motivariam mais
a fazer um bom trabalho nos jogos.

3º - Criar um relacionamento entre diretoria e torcedores.
Acredito que seria interessante que a diretoria ouvisse mais os torcedores,
ouvir as opiniões dos mesmos a respeito dos jogos, dos jogadores, das suas
necessidades durante os jogos, etc. O ideal seria criar uma ouvidoria.

4º - Criar um vínculo maior com os sócios, fazendo com que eles possam participar
das eleições do clube para elegerem a diretoria e os novos jogadores que virão para
o time ou até mesmo os que deverão sair do clube.

5º - Realizar sorteios de prêmios (camisas, bolas, ingressos, bonés, etc) durante os
Jogos.

6º - Dar descontos para os associados na compra de ingressos, uniformes (hoje esse desconto
é de R$ 10,00 na compra de camisas).

7º - Criar materiais para serem distribuídos a cada novo sócio do clube.
Por exemplo uma camiseta, não necessariamente a camisa do time, que é um
pouco mais cara, mas uma camisa simples que tenha a marca do JEC e algo que possa
identificar que aquele torcedor é um novo associado do clube, o que ao mesmo tempo
que deixaria o torcedor alegre, como se fosse um ato de boas vindas, promoveria o
clube e a política de associação do mesmo.

8º - Presentear os sócios no dia do seu aniversários com algum material do JEC,
ou até mesmo mandar algum cartão, e-mail ou qualquer outro material. Poderia
ser ingresso, chaveiro, caneca, etc.

9º - Dividir a Arena por categorias.
Crianças desacompanhadas dos pais, ficariam em uma parte com mais segurança
e com venda de alimentos para crianças como: guloseimas, cachorro quente,
refrigerantes, pipoca, etc. As famílias que desejam assistir os jogos separados dos
demais torcedores, da “muvuca” também teriam seu espaço. Com as mulheres, a mesma
coisa, com os sócios também. Para isso poderia ser criado o tipo de ingresso: Torcedor, sócio,
Família (receberia um desconto maior, mulher, criança.

10º - Realizar enquetes, pesquisas, para criar atrativos que tragam o torcedor para acompanhar
os jogos. Tentar buscar cada vez mais essa relação clube/torcedor.

Anônimo disse...

ESTRATÉGIAS PARA O JOINVILLE ESPORTE CLUBE

Relacionando ao tema abordado em sala de aula, é possível perceber que o JOINVILE ESPORTE CLUBE possui certa carência em relação ao relacionamento com seus sócios, baseado em pesquisa com alguns sócios e no site oficial do JEC.
Tenho certeza que o mesmo teria maior retorno se houvesse maior comunicação, interagindo mais com seus associados, acrescentando em suas missão e visão o estreitamento dessa relação e fazendo-se valer de: “...aglutinando as forças da comunidade em torno do entretenimento e do exercício da Responsabilidade Social.”, se é que faz mesmo parte de suas missão e visão.
O JEC precisa atrair o público redirecionando sua disponibilidade a “FAMÍLIA” e não somente aos jovens. Criando um ambiente mais familiar dentro do estádio, de forma organizada de tal forma que a segurança interna agregue maior valor a sua utilidade. Assim, promovendo além de partidas de futebol outras atividades recreativas dentro da “Arena” onde o Joinville Esporte Clube possui sua sede administrativa e...” manda seus jogos em casa no seu excelente gramado”, podendo promover shows e atividades ocupando melhor seu espaço.
“MISSÃO E VISÃO: Gerir os negócios do esporte, especialmente o futebol, utilizando processos transparentes e modernos de gestão, aglutinando as forças da comunidade em torno do entretenimento e do exercício da Responsabilidade Social. Fazer o clube ser reconhecido como líder estadual na gestão esportiva, com sustentabilidade econômico-financeira, sendo considerado um dos cinco melhores clubes do Sul do país.” Site: http://www.jec.com.br/ - 28 de maio de 2008.

Rosana Bekon

Anônimo disse...

O Joinville Esporte Clube possui uma história e tradição digna de clube do mais alto nível no futebol brasileiro. Porém atualmente passa por dificuldades no que diz respeito à resultados positivos dentro de campo.
Analisando do ponto de vista do torcedor, a má fase pode ser atribuída a alguns fatores extra-campo como por exemplo a administração.
É fato que somente mudar as estratégias de marketing para o clube não resolverá o problema se não houver o principal que são as vitórias em campo, assim como se nada adianta fazer campanhas para obter novos sócios se o time não demonstra os resultados esperados, e apesar das glórias do passado, o torcedor quer mesmo é comprometimento atual com a busca por melhores resultados.
Uma possível solução para elevar a marca a novos patamares seria aproveitar a boa fase do Joinville Futsal e ancorar a marca JEC em futuras parcerias. Também não somente o futebol de Joinville, mas abranger o esporte municipal como um todo.
Daniel

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, a diretoria do Joinville Esporte Clube deveria ter dito "pulso" mais forte. Ou
seja, nao deixar a política (no caso o prefeito) querer decidir os rumos do time. Principalmente
depois da repercussão nos jornais (não só municipal como nacional), matérias dizendo que o prefeito fazendo negociação para comprar uma vaga para a série C para o time. E, ainda continuam divulgando notas sobre este assunto. Tem que ficar claro que, futebol não tem nada haver com politica e vice-versa. A diretoria do time é quem deve decidir o que deve ser feito ou não e, não o prefeito. Fica a impressão que o Tebaldi é o presidente do clube e não o Adelir Alves. Já pensou se a "moda" pega! Os prefeitos dos mais diversos municipios comprarem vagas para a série C dos seus respectivos clubes!? E a administração do clube!? Não se manifesta!? Tem que agir também! Tomar uma iniciativa...
Bom... Algumas estratégias para o clube:

1) Interação entre dirigentes e associados. Não só para a troca de idéias. Mas, principalmente, o retorno de comunicação não só para os associados, como também, para o público em geral;

2) Tanto associados como o público em geral, conhecer melhor não só a estrutura do clube, como também como a administração do clube;

3) Brindes para o seu associado. Por exemplo:
a) no mês de aniversário do associado, ganhar um brinde com a assinatura dos jogadores do clube;
b) o associado trazendo um(a) amigo(a) para ser sócio(a) do clube, ganha um desconto no pagamento da mensalidade;

3) Realização de sorteios dos materias (camisa, caneca, chaveiro, bola);

4) E, anualmente elaboração de questionários para Saber a opinião do público em geral o grau de satisfação com o clube.

JANAINA

Anônimo disse...

Após esse envolvimento do Prefeito querer pagar para o time poder jogar na série C, o JEC perdeu a credibilidade.
Com notícias assim fica dificil atrair novos associados. E para quem já é torcedor/sócio fica com uma imagem negativa e acaba tornando um motivo de discórdia com outros times, que provavelmente usarão isso como argumento de que o time é ruim.

Portanto para chamar outros torcedores e manter os atuais é preciso estratégias para aumentar a moral o Jec. A forma mais transparente é criar uma conexão direta do socio com a diretoria.
Eu olhei no site do Jec, e vi que existe um mural de recados, onde os socios e torcedores podem deixar sugestões e reclamações, porém não dá para saber se essas pessoas recebem o retorno, uma resposta.
Seria interessante a participação de 2 torcedores com voz ativa, em todas as reunioes que o jec tiver. É uma forma de limpar o nome do time. E para agregar mais valor, o Jec deveria proporcionar mais benefícios ao sócio, do que simplesmente ir a todos os jogos.
1° Deveria encontrar patrocinadores/ parcerias para sair da crise financeira.
Empresas que possuam credibilidade.
Parceria com Planos de saúde, descontos em lojas de material esportivo, cinema, teatro.
descontos em pacotes de tv que possuam canais de futebol. Descontos em outros esportes, como kart, paint boll, jogos de volei, basquete, da cidade
Após os jogos ou treinos, uns 3 socios sorteados poderiam ter contato com os jogadores e a comissao tecnica, para uma conversa de como foi o desempenho dos jogadores, para o sócio se sentir mais importante.
Investir na publicidade.
aumentar a segurança para que mulheres e crianças se sintam protegidas.
Enquanto as pessoas não perceberem que ser socio é vantagem, não haverá mudanças.
Com a implantação desses novos serviços e divulgação das mesmas, o Jec se reerguerá.

Samara

Anônimo disse...

Complementando a minha postagem,
um outro atrativo muito interessante seria 11 socios sorteados, uma vez por mes, ter a chance de jogar futebol com os jogadores do jec. Fazer 2 times misturados entre jogadores profissionais e os socios que jogam futebol. Seria uma brincadeira, mas uma experiencia inesquecível para os sócios.
Samara