sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Aula 02 - Sociedade do Consumo

Nesta aula abordamos a evolução do consumo e de que forma surgiu o ambiente de Marketing e Comunicação tendo como ponto fundamental a Revolução Industrial. Abordamos também fatores como: Os Impactos que novas tecnologia estão causando em nossa sociedade.
 
Agora é só comentar!

11 comentários:

Anônimo disse...

resposta da pergunta:
Em algumas ocasiões sim.
Acredito que o marketing tem o poder de criar desejo. Quando a pessoa olha um produto e se identifica mais não possui capital ($$) para adiquiri-lo e consequentimente não comprando e procurando algo similar mais barato, é um desejo.
Agora quando ela vê um produto, não tem condições financeira de pagar, mesmo assim financia várias vezes para obtelo ainda sem ter certeza de que vai conseguir pagar, acaba virando uma necessidade.
Isso varia de pessoa para pesso

Anônimo disse...

O markenting está relacionado com imagem e divulgação. A publicidade e propaganda (está relacionada com pesquisas e criação). Com isso cria uma necessidade nos consumidores e o markenting divulga os produtos que foram criados para atender a necessidade dos mesmos...

Anônimo disse...

Creio que sim...
Acredito que este seje um dos objetivos do marketing, tornar o produto uma necessidade ao consumidor.

Rosana Bekon disse...

Sem dúvida o marketing pode criar necessidades ao consumidor, já que possui a finalidadede de manipular o público alvo a consumir determinado produto ou serviço, sem que se de conta desse fator. O marketing age de forma sutil e explora os sentidos humanos abrindo um leque de opções ao consumidor tornando os produtos cada vez mais atrativos.

Anônimo disse...

O engraçado é que na aula vimos isso, onde devíamos responder o que era marketing ou o que marketing significava pra nós, pois então, falamos que marketing é vender um produto, ou seja, é também vender algo que não precisamos, mas pela boa propaganda do produto, que é uma das funções do marketing, acabamos comprando ou então tendo uma grande necessidade de comprar. O marketing também nos ajuda a escolher um produto a, b ou c. Então acredito que depois da aula que tivemos o marketing tem grande influência sobre nós, o que compramos e o que não compramos.

Anônimo disse...

O Marketing tem o poder de criar necessidades no consumidor?
Acredito que muito. Pois quando um produto é bem divulgado, mesmo você não precisando deste produto, você acaba comprando.

'A sociedade do consumo é também uma sociedade do consumo da comunicação.' "Marketing e Propaganda"

O Marketing faz com que a pessoa coloque o produto em um palco, e só tenha olhos para ele independente de sua necessidade.
Apenas de olhar a propaganda a pessoa se intusiasma, até mesmo sem saber analisar qualidade do produto.

Anônimo disse...

O Marketing tem o poder de criar necessidades no consumidor?
Claro que tem, quem jamais se rendeu a uma necessidade de consumir algo sem mesmo ter essa nesseciade?. E essas necessidades podem ser ilusórias ou não, muitas vezes compramos algo porque o vizinho tem, ou pq a embalagem é bonitinha, as formas de um produto, a forma em q ele é apresentado, o conceito do produto, tudo isso ajuda a convencer o consumidor a obeter a a necessidade e a confiança do produto, para posteriormente consumir ou divulgalo. Eu acredito sim q o marketing tem poder de criar necessidades sendo elas verdadeiras ou não.
Arthur L. Gunther

Anônimo disse...

Com certeza, já passou a época onde tudo que se queria eram produtos que cobriam nossas necessidades, o produto que fazia exatemente e somente o seu objetivo principal. O telefone celular por exemplo, pode-se dizer que cumpria bem seu papel de realizar chamadas, apesar de que a tecnologia ainda estava engatinhando se compararmos com os padrões atuais. Telefones celulares foram por um bom tempo símbolo de alto status, simplesmente por ser muito caro, muitos consumidores tinham o desejo de possuir um, mas o preço era alto. Hoje em dia, temos aparelhos que além de cumprirem sua principal função fazem outras coisas que na verdade não seriam nem necessárias, mas o marketing em cima dessse produto é tão grande, que cria desejos no consumidor, desejos de possuir o que telefona, manda email,toca mp3 , bate foto e ainda por cima tem um visual que se diferencia dos outros, e não apenas aquele que telefona e não tem nenhum estilo para ser comparado com outros de uma sociedade com pessoal distintas e que querem ser originais.

Anônimo disse...

O consumidor estando dentro desse ciclo de produzir, vender e consumir acaba exigindo sempre mais por uma novidade no mercado. O marketing tem diversificado cada vez mais "produtos" e até "consumidores", onde cada um exerce uma função de suprir a necessidade a qual foi destinado. O consumidor atribui valores aos produtos que satisfazem as suas necessidades de sobrevivência, as quais entram também para consumo próprio, carros.. home theater.. entre outros.

Anônimo disse...

O Marketing tem o poder de criar necessidades no consumidor?
Não, o Marketing como o Design ou a Gestão somente teram o poder da influencia perante o consumidor, induzindo-os a fornecer os produtos de seus clientes, troca de valores.
Josiany C.

Anônimo disse...

O consumidor tem fácil acesso aos produtos, hoje não precisa ir até a loja, é possivel comprar pela internet. E a propaganda amplia o mercado consumidor, já que ela atinge todos os tipos de públicos. E quanto mais se conhece o produto, mais pessoas se interessaram.. e a demanda aumenta.
A sociedade se divide em 2 tipos de consumidores. Os que consomem quando existe uma necessidade e aqueles que consomem só pelo fato de estar comprando. As vezes esses dois tipos se encontra em uma pessoa só. Quantas vezes alguém não chegou em casa com o pacote e pensou que nem precisava tanto assim daquilo?


Samara Gretter